TIPOS DE NEE PERMANENTES

· Deficiência Mentalfuncionamento intelectual muito abaixo da média, que ocorreu durante o período de desenvolvimento. As crianças com esta deficiência apresentam problemas cognitivos que se manifestam em problemas na aprendizagem, aptidões sociais e comportamento adaptativo.

· Dificuldades de Aprendizagemperturbações dos processos psicológicos básicos que envolvem a compreensão e a utilização da linguagem falada e a escrita e que se podem manifestar por uma aptidão imperfeita de ler, escrever, escutar, fazer cálculos soletrar e pensar. Geralmente são as crianças com deficiências perceptivas, lesão cerebral, dislexia, disfunção cerebral mínima e afasia de desenvolvimento.

· Perturbações Emocionais – provocam na criança comportamentos desapropriados que causam disfunção dos ambientes onde interagem; são inseguras e não conseguem superar a tristeza nem são capazes de enfrentar situações mais complexas.

· Problemas de Comunicação – é a gaguez (que é muito frequente) e a articulação de voz ou de linguagem. As crianças que tem dificuldades de produção, recepção, produção e compreensão de mensagens. Deixa a criança complexada/inseguro, tendo vergonha de se exprimir em público ou relacionar com os outros com medo de ser julgado negativamente.

· Problemas Motores – perda de capacidades motoras, afectando a postura e/ou movimento devido a uma lesão congénita ou adquirida nas estruturas do sistema nervoso. Apesar de ter uma incapacidade motora, não deixam de ter aptidões sensoriais, cognitivas e processo lógicas.

· Deficiência Auditiva – impede ou dificulta a criança de processar a fala através do ouvido e que para comunicar necessita da ajuda de um aparelho auditivo no caso parcial mas quando há uma perda total a criança comunica através dos gestos.

· Outros problemas de saúde – são várias as doenças como a diabetes, a asma, a leucemia, a sida, entre outras, que dificultam a integração escolar visto que necessitam de cuidados extremos.

· Cegos - Surdos – é uma incapacidade total visual e auditiva que provocam problemas graves de comunicação como também causam problemas de desenvolvimento e educacionais severos, que necessitam de uma atenção específica.

· Multideficiência - Orelove e Sobsey (1991:1) dizem - nos que são “indivíduos com deficiência mental severa ou profunda e com uma ou mais deficiências sensoriais ou motoras e/ou necessidades de saúde especiais”. Dada a interacção entre as suas dificuldades e necessidades representam um enorme desafio em termos educativos.

· Dotados e Sobredotados - O conceito de dotado e sobredotado é complexo e pouco definido e que cobre uma grande variedade de características e capacidades. Por vezes essas características podem causar dificuldades na comunicação das crianças sobredotadas com os grupos de pares e até com os adultos. As crianças sobredotadas, sentem-se diferentes das outras e têm dificuldade em encontrar pessoas com quem se relacionem. Podem causar sentimentos de inveja às menos brilhantes suscitando assim mais o receio do que a própria amizade. São frequentemente crianças ou jovens desajustados socialmente. Algumas delas poderão ter talentos especiais e outros manifestarão grandes capacidades intelectuais ou motoras.

· Hiperactividade - Ansiedade, inquietação, euforia e distracção frequentes podem significar mais do que uma fase na vida de uma criança: os exageros de conduta, diferenciam quem vive um momento atípico daqueles que sofrem de Transtorno do Défice de Atenção com Hiperactividade (TDAH), doença precoce e crónica que provoca falhas nas funções do cérebro responsáveis pela atenção e memória. De origem genética, o TDAH tem como factores predominantes, e não necessariamente simultâneos, a desatenção, a impulsividade e a hiperactividade, além de influências externas relevantes, como traumas inclusive cerebrais, infecções, desnutrição ou dependência química dos pais.
No caso das crianças, o TDAH pode aparecer desde a gravidez, quando o bebé se mexe além do normal, ou durante o crescimento, no máximo até os sete anos de idade. Se a pessoa não for tratada desde cedo à base de estimulantes, anti - depressivos e terapias, na fase adulta poderá ter sintomas de distracção, falta de concentração e deficiência na coordenação de ideias ainda mais acentuadas.

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