Somos alunos do 1º ano do curso de Educação Social, da Universidade do Algarve, e no âmbito da disciplina de Informática e Sociedade, pretendemos desenvolver um trabalho de pesquisa e investigação sobre as Necessidades Educativas Especiais, designadamente Crianças com necessidades Educativas Especiais – principais tipos de problemas.
Faremos breves abordagem ao tema e aos vários factores que podem ser originadores destes mesmos problemas, de modo a criar um espaço aberto de discussão e opinião.
Teão ser abordados acima de tudo, dois tipos de Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente o Autismo e a Síndrome de Down (Trissomia 21).
Agradecemos a vossa colaboração:
Clotilde Angeleau,
Sara Sim Sim,
Susana Rodrigues
• CORREIA, Luís de Miranda. (1999) Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares; Colecção Educação Especial Volume 1. Porto: Porto Editora.
• CORREIA, Luís de Miranda; SERRANO, Ana Maria. (1998) Envolvimento Parental em Intervenção Precoce; Das Práticas Centradas na Criança às Práticas Centradas na Família. Colecção Educação Especial Volume 2. Porto: Porto Editora.
• FONSECA, Vítor da. (1989) Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce; Lisboa: Editorial Notícias.
• JORDAN, Rita. (2000) Educação de Crianças e Jovens com Autismo; Ministério da Educação- Instituto de Inovação Educacional. Lisboa: Biblioteca Nacional.
• LEITÃO, Francisco Ramos. (2000) A Intervenção Precoce e a Criança com Síndrome de Down; Estudos sobre Interacção. Porto: Porto Editora.
• Ministério da Educação, Gabinete de Estudos e Planeamento. (1990) A Criança Diferente; Manual de Apoio aos Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico. Lisboa.
• PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos; FELDMAN, Ruth Duskin. (2006) Desenvolvimento Humano; Porto Alegre: Artmed. 8ª Edição
• SIMON, Jean. (1991) A Integração Escolar das Crianças Deficientes; Colecção Práticas Pedagógicas. Rio Tinto: Edições ASA.
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